DEFINIÇÃO, ANATOMIA E FUNÇÃO
-
A síndrome patelofemoral é uma patologia do joelho caracterizada pelo quadro de dor na região anterior do joelho, que se intensifica ao subir ou descer escadas, correr, agachar-se ou permanecer com o joelho fletido. É mais comum em adolescentes e mulheres.
-
A dor é localizada entre a patela e a tróclea, parte do fêmur que forma esta articulação. Pode ser referida na região interna do joelho, e mais raramente na face lateral. Com a evolução da patologia, é possível ocorrer a lesão condral patelar e/ou troclear, e a artrose.
-
A patela é o maior osso sesamóide do corpo. Tem por função centralizar a direção das forças do músculo quadríceps, assim como aumentar sua força de contração, ao funcionar como uma roldana. Também protege a tróclea e tem função estética.
-
Durante o movimento de flexo-extensão do joelho, a força do quadríceps é transmitida pelo ligamento patelar, e a resultante desta força comprime a patela contra a tróclea. Esta força de compressão é proporcional ao grau de flexão. Por isto, atividades que utilizam o joelho em flexão predispõem a dor, como subir ou descer escadas.
-
A síndrome patelofemoral também pode ser chamada de dor patelofemora e condromalácia patelar.