OUTRAS PATOLOGIAS DO JOELHO
​
TENDINOPATIAS DO JOELHO
​
-
Tendinopatia é um termo genérico que descreve a doença do tendão. A patologia pode iniciar com um processo inflamatório, que seria denominado de tendinite. Entretanto, este processo não se mantém. Após um determinado tempo, o tecido tendinoso começa a sofrer alterações degenerativas sem alterações inflamatórias, sendo a patologia descrita corretamente como tendinose.
​
-
A lesão essencial na tendinopatia é a falta de resposta à cicatrização. A atividade de repetição leva a uma lesão do tecido tendinosa. Quando a intensidade e frequência desta lesão são maiores que a capacidade da cicatrização natural do tendão, desenvolve-se a tendinopatia.
​
-
Os tendões do joelho como o quadríceps, patelar, poplíteo e flexores do joelho (ou tendões da pata de ganso) podem evoluir para tendinopatia. Normalmente é um quadro doloroso e está relacionado com o esforço físico destas estruturas.
​
-
O tratamento é baseado no reequilíbrio entre a atividade física e a capacidade de regeneração tendinosa. Medicamentos para controle de dor são empregados, e a reabilitação fisioterápica é a primeira escolha no início do tratamento. Procedimentos invasivos e cirúrgicos são indicados no caso do paciente que não apresenta melhoras com o tratamento conservador.
​
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
​
1. Scott, W. Norman.INSALL & SCOTT SURGERY OF THE KNEE . New York : Elsevier Churchill Livingstone, 2012 .
2.Maffulli N, Longo UG, Denaro V. Novel approaches for the management of tendinopathy. J Bone Joint Surg Am. Nov 3 de 2010, Vol. 92(15), pp. 2604-13
​
​